Birigui, 20 de Abril de 2018
O Servidor em Primeiro Lugar
COMUNICADO REFERENTE A MATERIA PUBLICADA NO JORNAL "FOLHA DE BIRIGUI" NA EDIÇÃO DE 21 DE AGOSTO DE 2013.

 

Primeiramente e estranhamente esta Autarquia, na figura da sua superintendente, em nenhum momento foi procurada em relação à matéria publicada no jornal “Folha de Birigui” na edição desta data relativo a supostos prejuízos financeiros.Quanto à matéria vinculada no jornal “O Estado de São Paulo” em 01/08/2008, foi objeto de explicações, inclusive perante o Ministério Público com o ingresso por esta autarquia com três ações civis públicas, sobre aplicações no ano de 2004 referentes à outra gestão, inclusive ganhando em primeira instancia o ressarcimento de valores aplicados indevidamente.

Se o jornal observasse corretamente as informações de nosso portal, a ata mais recente de 13/08/2013 do comitê gestor de investimentos notaria que o valor correto, que não é prejuízo, gira em torno de R$ 3.500.000,00; no entanto, referido valor refere-se à prestação de contas dos valores não contabilizados lançados na conciliação bancária como saída não contabilizada em razão da alta volatilidade dos títulos públicos que compõe os fundos de investimento que estão enquadrados na Resolução do Conselho Monetário Nacional vigente aos regimes próprios de previdência social. Importante informar que em torno de 90% de nossas aplicações encontram-se na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco.Todos os Regimes Próprios, neste exercício de 2013, que tem obrigatoriamente de aplicar nestes fundos conforme resolução tem em suas contas essas variações.

O prejuízo só ocorrerá em razão de um resgate, fato este não ocorrido e, conforme informações já mencionadas constantes no nosso site, o "prejuízo" alem de não ter ocorrido, o BiriguiPrev tem um superávit financeiro no exercício; por isso é contabilizado e divulgado para qualquer um que interesse  essas  informações.

Coincidentemente, a publicação da matéria ocorreu com a data da eleição da APEPREM, na qual a superintendente é candidata a vice-presidente de uma das chapas. 

Se a administração fosse temerária como quer induzir a matéria, a atual Diretoria não teria logrado êxito entre os melhores gestores em nível nacional em diversos anos seguidos quanto à gestão previdenciária.

Caso ainda tivesse qualquer aplicação indevida o Município não teria o Certificado de Regularidade Previdenciária, o qual inúmeros municípios não detém.


Birigui - SP, 21 de agosto de 2013.

Diretoria BiriguiPrev

 

BiriguiPrev

© - BiriguiPrev - Regime Próprio de Previdência Social de Birigui
Todos os direitos reservados.

Rua Dos Fundadores, 355 - Centro - Birigui/SP - CEP: 16200-040
(18) 3644-6350 / 3644-8444 / biriguiprev@biriguiprev.sp.gov.br

Desenvolvimento:
Agência Stillus Propaganda e Marketing